Alimentação Como Fonte de Saúde

Autor: LIA FESTAS // Categoria:




Beterraba: boa fonte de folato e vitamina C, além de possuir poucas calorias.
Suas folhas, partes mais nutritivas do vegetal, ricas em potássio, cálcio,
ferro, beta-caroteno e vitamina C podem ser cozidas e servidas como o espinafre.
É o vegetal que possui o maior índice de açúcar.




Brócolis: excelente fonte de vitamina C e boa fonte de vitamina A e folato, além de ter quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros sais minerais.
Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer, é também pouco calórico e com alto teor de fibras. Deve-se ter cuidado, entretanto, para que não cozinhe em excesso, pois libera compostos de enxofre com odor desagradável.





Cebola: ajuda a reduzir o colesterol, a capacidade de coagulação do sangue e a pressão arterial.
Seu leve efeito antibacteriano pode ajudar a prevenir infecções superficiais.  Suas desvantagens dizem respeito ao baixo teor de nutrientes, porém conta com a vantagem de dar mais sabor aos pratos.








Cenoura: excelente fonte de beta-caroteno, precursor da vitamina A, e boa fonte de fibras e potássio.
É uma boa aliada na prevenção da cegueira noturna, pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no
sangue e proteger contra o câncer. Se consumida em excesso, porém, pode dar à pele uma coloração amarelada.






Chuchu: embora considerada por muitos como legume, o chuchu é uma fruta. Apesar do gosto pouco marcante, apresenta importantes
propriedades: além do alto teor de fibras, é uma importante fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.











Couve: excelente fonte de beta-caroteno e vitaminas C e E, ácido fólico, cálcio, ferro e potássio. Contém bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer. Seu inconveniente é que, mesmo cozida, pode causar flatulência.








Couve-flor: excelente fonte de vitamina C, rica em potássio e folato. Possui poucas calorias e muitas fibras. Entretanto, assim como a couve pode causar flatulência.
É mais cara que outros vegetais com valores nutricionais semelhantes.




Espinafre: suas folhas verdes possuem muitos nutrientes valiosos, como antioxidantes e bioflavonóides que ajudam a bloquear as substâncias causadoras de câncer. É rico em carotenóides, como beta-caroteno e luteína. Boa fonte de vitamina A e C, folato e potássio. Apesar dos inúmeros benefícios, o espinafre contém alta concentração de ácido oxálico, que atrapalha a absorção de ferro e cálcio e acelera a formação de pedras nos rins e na bexiga.




Gengibre: além de aliviar as náuseas, pode impedir enjôo em viagens. O vinho de gengibre pode aliviar as cólicas menstruais. O gengibre cru ou cristalizado pode provocar irritações na mucosa da boca e em outras membranas mucosas.






Inhame: rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B. Contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro. É recomendado na prevenção de doenças como dengue, malária e febre amarela. Estraga facilmente e algumas variedades são tóxicas.










Mandioca: excelente fonte de carboidratos, cálcio e fósforo. Possui também boa quantidade de vitamina C.
Mas cuidado: a mandioca brava é altamente venenosa e sua ingestão pode causar até a morte.









Nabo: rico em fibras, com poucas calorias. Possui alguns compostos sulforosos que protegem contra certos tipos de câncer. Pode provocar flatulência e distenção abdominal. É fonte de vitamina C, cálcio e potássio.






Pepino: tem baixo teor de calorias, pois é constituído de  aproximadamente 95% de água. Boa fonte de fibras, possuem pequenas quantidades de vitamina C e folato. O seu suco é utilizado em máscaras faciais, cremes, loções e outros cosméticos.





Pimentão: excelente fonte, pouco calórica, de vitaminas A e C. Aqueles de cores fortes possuem alto
teor de bioflavonóides (pigmentos vegetais que ajudam a prevenir contra o câncer), de ácidos fenólicos (inibem a formação de nitrosaminas cancerígenas) e de esterol vegetal (precursor da
vitamina D que parece proteger contra o câncer).





Pimenta: excelente fonte de vitaminas A e C. Pode aliviar a congestão nasal e prevenir coágulos sanguíneos que causam ataques cardíacos ou derrame cerebral. Boa fonte de antioxidantes.
Contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que parecem prevenir contra o câncer.




Quiabo: pobre em calorias e rico em amido. Apresenta alto teor de folato. Rica fonte das vitaminas
antioxidantes A e C e de potássio, eletrólito que mantém o equilíbrio de líquidos no organismo e que
ajuda a transmitir os impulsos nervosos.






Repolho: ótima fonte de vitamina C, pobre em calorias e rico em fibras.Ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malígnos causados pelo estrogênio e a cicatrizar úlceras pépticas. Pode causar distensão abdominal e flatulência. Desprende um odor forte e desagradável de enxofre durante o cozimento.










Tomate: consumido cru ou cozido, contém poucas calorias. Boa fonte de vitamina A e C, folato e potássio. Também contém licopeno, um antioxidante que protege contra alguns tipos de câncer. Comer tomates regularmente diminui o risco de câncer da próstata, nos homens.



Vagem: com uma quantidade razoável de nutrientes e fibras, uma porção de 100 gramas de vagem cozida fornece 25% das necessidades diárias de vitamina C de um adulto, cerca de 20% da porção diária recomendada de ácido fólico, bem como uma pequena quantidade de ferro. Assim como os feijões, pode causar flatulência em pessoas suscetíveis.






0 Responses to "Alimentação Como Fonte de Saúde"

Postar um comentário